terça-feira, junho 02, 2015

Brasil arrecada muito, mas não dá retorno


De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, o Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do planeta e é o país que proporciona o pior retorno à população pelos tributos arrecadados nas esferas federal, estadual e municipal. 

“Mesmo com os sucessivos recordes de arrecadação tributária, - marca que, em 2015, já chegou aos R$ 800 bilhões de tributos-, o Brasil continua oferecendo péssimo retorno aos contribuintes, no que se refere à qualidade do ensino, atendimento de saúde pública, segurança, saneamento básico, entre outros serviços. E o pior, fica atrás de outros países da América do Sul, como Uruguai e Argentina, que ocupam, respectivamente, a 11ª e 19ª colocações no ranking”, alerta o presidente – executivo do IBPT, João Eloi Olenike.

A gestão pública precisa saber aplicar os recursos arrecadados para o máximo de benefício da população. Países que possuem uma arrecadação como a do Brasil, como é o caso da Noruega e Alemanha, conseguem fazer uma gestão muito mais eficiente. Faltam aos gestores brasileiros um maior compromisso com o país e uma maior capacidade de gestão.

Ivan Cordeiro - presidente do Movimento Amigos de Conquista.
-

Nenhum comentário: