quarta-feira, junho 10, 2015

O coração do bom líder


Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”.
(Pv 4.23)

É a partir de um olhar minucioso para o coração do líder que podemos avaliar a efetividade de sua liderança. Caracterizo aqui o bom líder como aquele que se aproxima o máximo possível do modelo de liderança de Jesus, que liderou amando, que amou servindo, que serviu entregando a sua própria vida em favor do outro. O bom líder se compromete em seu coração em liderar como Jesus, amando e servindo, sem resquícios neuróticos narcisistas.
É no coração que se inicia o chamado para liderar-servindo. Nada acontece na vida do líder cristão sem antes haver um confronto radical entre os seus valores e os valores de Cristo, ou seja, do Reino de Deus. Reino que não se limita a tempos ou espaços específicos, mas que habita em cada um de nós. E quando o Reino de Deus se evidencia dentro de nós, somos direcionados a servir o próximo.
É no coração que resolvemos os nossos conflitos, que entendemos as nossas dores, que tratamos os nossos traumas. É numa profunda relação com Deus que se nasce para o ministério, para uma vida de entrega e renúncia a cada dia. É no coração que Deus imprime um novo eu, um eu reformulado, perdoado e amado. Por isso, o líder deve guardar o seu coração para que assim possa cuidar do coração de outras pessoas.
Ademais, a satisfação de uma boa liderança não é alcançada pelos resultados obtidos ou pela busca incessante do sucesso, mas, pela disposição que um líder tem em cuidar do seu coração na certeza de que dele depende toda a vida, e quando se tem a vida, não se quer possuir mais nada.
Ivan Cordeiro - Administrador, Teólogo, MBA em Liderança Cristã, Mestre em Ciências das Religiões. 
-

Nenhum comentário: